A casa de chá Garden Tea em Santiago

82

A casa de chá Garden Tea em Santiago: uma ótima opção para um descanso após um longo dia de passeios!

Uma criança, durante toda a sua infância, observa como a sua avó prepara infusões no campo. Desde escolher na horta o boldo, a erva-cidreira, o hortelãzinho, a cortar minuciosamente casquinhas de laranja e limão, desidratar mirtilos, damascos, desfolhar as rosas mais perfumadas do jardim para logo misturá-las, confundi-las no universo de uma xícara e dar uma nova vida repousando na água quente. Ali os materiais mais humildes assumiam condições poderosas: curavam a pena de amor, as agudas dores de estômago, a angustia que oprime o peito, a insônia que enche o quarto das crianças de monstros que moram embaixo da cama. Tudo isso desaparece quando a água inunda a xícara e as folhas secas recobram sua juventude, sua primavera. Com essa nítida certeza, essa criança se fez adulto e viajou pelo mundo, levando consigo a incondicional alquimia da sua avó como herança onipresente que o levou a procurar, entre as coisas que via, que cheirava, que degustava, novas formas de traduzir esse conhecimento ancestral que a sua avó ofereceu como patrimônio. Foi assim que Vicente Uribe, a mesma criança que observava a manufatura da sua avó, decidiu misturar aquelas infusões milagrosas com a milenária sabedoria do chá e as múltiplas variedades que provou em Barcelona. Ele se apaixonou pela ideia de perpetuar essa possibilidade de fazer de uma xícara de chá o lugar onde conflui o alivio e o prazer de saciar o frio ou a desolação, um lugar onde começam tardes de conversas intermináveis ou se confessam profundos segredos.

As premissas da casa de chá Garden Tea em Santiago

Foi com essa premissa que nasceu a casa de chá Garden Tea em Santiago, primeiro como loja online, para logo depois de meses de trabalho duro, cumprir o sonho de situar-se em um lugar físico. Atualmente contam com uma bela loja localizada no coração do bairro Bellavista, e que fala do chá e da tradição do seu consumo em todos os cantos. Algumas chaleiras de porcelana penduradas na janela funcionaram como bandeiras que marcam um território valioso. Uma improvisada pátria do chá, na qual queria me nacionalizar por um momento. A casa de chá é cálida, e nela abunda um suave aroma de ervas. Enquanto divago entre pequenas garrafinhas e etiquetas, me oferecem uma xícara de chá quente e me explicam que, além de vender chá por peso, a Garden Tea inovou em empacotar o chá em pequenos saquinhos de musselina que devolvem ao chá a sutileza e a fragilidade que o pertencem.

 Os produtos que a casa de chá Garden Tea em Santiago pode te oferecer

Durante esses dias fui provando com lentidão e cerimônia cada um dos dez blend (misturas) que contém a pequena sacolinha que trouxe para casa. Foi assim que descobri que o chá Raihue (mistura de chá preto, camomila, hortelãzinho e erva-cidreira) pode ser uma grande companhia e consolo para noites onde a insônia nos faz sentir sozinhos, ou que o “Amelia” (chá verde, menta e jasmim) é um excelente protagonista das longas sobremesas nos domingos. E para aquelas tardes em que é absolutamente necessário beber algo doce para saciar a ansiedade, o Foresta, com sua mistura de chá vermelho, cranberries, arándanos e morangos, resulta um excelente tranquilizante diante da tentação de se encher de doces.

Na casa de chá Garden Tea tem muito da essência dos chilenos, de como foram curados das doenças quando crianças, ou do que dão aos seres queridos quando sentimos que a natureza é mais do que suficiente para nos fazer sentir bem. Seus chás não levam o sabor empacotado de algumas marcas onde a pretensão de um excessivo refinamento chega a mascarar a natureza do chá para transformar em uma bebida instantânea. Aqui tem terra, tem materiais selvagens, silvestres, uma história que está ligada às raízes, na construção de um território, de um lugar no mundo. Levar a Garden Tea na mala, não é só levar um mapa do país, é levar uma rota, levar histórias que entenderão claramente quando podem esvaziar a sua xícara de chá.

www.gardentea.cl/

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.