O bom (e o não tão bom) de Santiago do Chile

23

Santiago do Chile, vantagens e desvantagens.

Porque gostamos de ser sinceros e, porque o carinho, tanto com as pessoas, assim como com os lugares, sempre implica em reconhecer neles seus defeitos e virtudes, me propus a criar uma lista que destaque aquelas coisas de Santiago do Chile que devemos ter em conta na hora de planejar nossa viagem e começar a anotar os prós e contras no nosso caderninho de viajantes.
Ter estado três meses bastante longe de Santiago, de seu caráter e modo de ser único, retornei com novas luzes (e por que não dizer, algumas sombras) sobre a cidade em que vivo por mais de 10 anos, uma nova claridade, que só se alcança quando estamos longe.
Então, como sempre, começamos pelas coisas que Santiago deveria melhorar, e que com certeza, os mais de quatro milhões de viajantes que visitam o Chile a cada ano gostariam de saber:


* Pouco domínio de línguas estrangeiras: Somente 9,5% da população acredita poder manter uma conversação em outro idioma, causando um certo isolamento nos turistas que recorrem a todo tipo de sinais e mímicas para se comunicarem. Felizmente, espanhol e português são línguas irmãs, com uma alta porcentagem de palavras similar (89%) e isso, somado à enorme vontade que geralmente os chilenos costumam ter para se comunicarem com os brasileiros, faz com que a comunicação seja um pouco mais fluida do que com turistas de outros lugares.

* Transporte público: Quem já subiu no metrô de Santiago no horário de pico, sabe do que estou falando. Vagões cheios de pessoas que praticamente não conseguem se mover, filas para entrar no metrô e uma temperatura que pode superar em até 10 graus o que marcam os termômetros da rua. Eu sempre, sempre prefiro caminhar, ou também utilizo os aplicativos que me ajudam a localizar, de maneira segura, um táxi no local onde estou.


* Os Taxistas: Aqui preciso me controlar e respirar fundo, porque é um tema sensível pra mim, que de fato já foi motivo de vários posts. Não conheço a praticamente ninguém que já não tenha tido uma experiência ruim para contar com esses personagens de “moral flexível”. De verdade, não quero ser ofensiva e nem preconceituosa, devem ter muitos que trabalham honestamente, mas seria bom que eles mesmos tentassem difundir esse espírito para que todos fossem assim. Nunca utilize táxi em Santiago… Até porque, lamentavelmente, esse é um mal de muitas capitais do mundo.

*Qualidade dos serviços turísticos em geral: Isso realmente muda bastante quando nos deslocamos para outras regiões do Chile, mas o fato é de que Santiago precisa de pessoas que realizem seu trabalho com mais disposição e alegria, tanto no comércio, quanto em hotéis e restaurantes. Sim, os chilenos têm uma simpatia especial pelos brasileiros, o que traz à tona o melhor deles.

*O preço da comida: Nesse ponto, muitos de vocês estarão de acordo comigo, porque é um comentário constante. Santiago do Chile não é uma cidade muito barata para comer. Um almoço básico, em média, pode custar uns 10.000 pesos por pessoa. Se adicionamos vinho e sobremesa, facilmente 15.000.

Mas, e o bom? Existem muitas coisas boas!

*Santiago possui uma excelente rota gastronômica: O cosmopolitismo dos últimos anos tem ajudado para que o Chile aprenda com seus vizinhos e incorpore uma nova gama de sabores. Podemos encontrar restaurantes de altíssimo nível, que cada ano comprem entre os melhores da América Latina, como Boragó, Osaka, Ambrosía ou 99, além de comida étnica, como o Indio Majestic, ou de autor com um enfoque ao respeito pelo produto, como é o caso do Silvestre, o Salvador.

*Pode desfrutar de uma grande quantidade de áreas verdes: Nesse post, você poderá descobrir a grande importância que a urbanização de Santiago entrega para parques e praças, sobretudo nas zonas mais habitadas. Parques como o Metropolitano, no Cerro San Cristóbal, o Bicentenario em Vitacura, o Florestal nos bairros Providencia e Centro, são uma mostra de que o chileno entende espaço como sendo seu, e o respeita como tal.


*Santiago, de uma maneira geral, é uma cidade segura: Tão segura ao ponto de poder deitar na grama de um parque, caminhar pela rua tirando fotografias, ou sentar em um barzinho pra beber uma cerveja num final de tarde. Mas sim, somos uma capital latino-americana e isso não nos exime de um nível de cuidado e responsabilidade com os nossos pertences. O que mais ocorre é o roubo surpresa, aquele quando vai procurar pelo celular e se dá conta de que ele já não está. Conheça aqui os setores mais seguros de Santiago.

*Santiago têm possibilidades e panoramas infinitos: Nisso, Santiago do Chile tem muito pouco o que invejar de algumas capitais européias: Há menos de duas horas, pode desfrutar de alguns dos melhores centros de ski da América, como Valle Nevado e Portillo. Com uma hora e meia tem a possibilidade de levar na alma o postal da sua vida, com o segundo maior cordão montanhoso do planeta, desfrutando de uma panorâmica única dos Andes no Cajón del Maipo, depois de mergulhar nas águas quentinhas das Termas. Com menos de duas horas, correr ao longo do furioso Oceano Pacífico e degustas dos mais frescos frutos do mar, e a uns 45 minutos, dependendo do Valle, pode degustar algumas das  uvas mais famosas do mundo, nas taças que se enchem até se saciarem em Valles como Casablanca, Maipo ou Colchagua.


*E por último e talvez mais importante, o Chile ama e admira profundamente os brasileiros: Sempre dizemos o mesmo, meio brincando, meio verdade: lá no fundo do seu ser, muitos chilenos querem ser brasileiros. Seja por esse talento quase sobre-humano no futebol (que nós chilenos não nos caracterizamos por ter), por esse constante carnaval que levam na pele e transmitem nos abraços, porque sempre podem compartilhar uma cerveja, um café, ou a mais íntima conversa contigo, ainda que não te conheça, ou porque em qualquer lugar do mundo que esteja, sempre saberá quem é brasileiro; sim, é verdade, às vezes falam um pouco mais alto, mas além de tudo, sorriem, muito. Na adversidade, na dificuldade. À todos e à tudo. E os amamos por isso.

 

94 COMENTÁRIOS

  1. Você esqueceu de falar do amor e do respeito que os chilenos tem pelos animais, vi isso de perto e voltei pro Brasil encantada!!!

  2. Ola!
    Estarei em Santiago no final de junho. Neste post vocês não recomendam utilizar táxis nem metrôs em horário de pico, nesta caso, vocês recomendariam utilizar o Uber? Sobre o uso de bicicletas na cidade: Posso alugar com facilidade? Existem muitas ciclovias?

    • Olá Paulo, tudo bem?
      Uber funciona muito bem em Santiago, assim como também o Cabify.
      As ciclovias e parques são ótimas alternativas para andar de bicicleta em Santiago. De igual forma cada vez é mais comum que os chilenos usem as ruas para transitar de forma amigável com as suas bicicletas. “La bicicleta Verde” alugam bicicletas aqui na cidade.
      Um abraço.

  3. Oi, adorei o blog! Parabéns!
    Visitei brevemente Santiago, caminhando pelas ruas durante um dia inteiro, pois o destino era Deserto do Atacama.
    Retornarei agora em meados de Junho, com meu marido e com meu pai (78 anos). Será a primeira viagem internacional do meu velho e queremos que seja marcante, então estou lendo tudo o que posso para selecionar um roteiro especial. Poderia me ajudar com isso?
    Nossa estadia será de 5 noites e não quero ficar somente na cidade de Santiago, seria ótimo conhecer a região linda nos arredores.
    Desde já agradeço.

  4. Olá. Primeiramente, parabéns pelo site; há muitas informações claras e úteis. Vou para Santiago em maio; ficarei 10 dias lá. Porém, fiz um pré-reserva num pequeno hotel (Casa Muriel) em Ñuñoa. Vi que é uma região um pouco distante do centro, mas pareceu-me um lugar muito bom. Há transporte fácil na região? Digo, locomover-se para outros lugares de Santiago. Obrigado.
    RUI B. CHINELLATO

    • Olá Rui, tudo bem?
      Obrigado por ler o nosso blog.
      No caso da hospedagem que você escolheu podemos indicar que se encontra em um bom bairro mas um pouco distante do setor turístico de Santiago.
      As alternativas de locomoção no setor são: ônibus nas avenidas principais (Grecia e Irarrázabal) e metrô a mais de 20 quarteirões de distância. Te recomendamos comprar o cartão BIP para que você possa utilizar o sistema de ônibus da cidade (é possível comprar nas estações do metrô). Neste site você consegue planificar a sua viagem http://www.transantiago.cl com ponto de partida e destino.
      Además recomendamos ter cuidado com os pic pocket que como em toda cidade grande, se aproveitam do transporte público cheio para atacar.
      Fora isso é um excelente bairro, tranquilo e seguro.
      Muita sorte na sua viagem.
      Um abraço.

  5. Estive em Santiago ano passado…. Los Condes é legal/bonito e moderno… Achei os preços Caros…. Se comparado com Buenos Aires… Não gostei da receptividade… Achei os chinelos algumas vezes grosseiros… Se não entendem o que vc fala… Te deixa falando sozinho…! Isso nunca aconteceu em Buenos Aires… Além do que houve um contratempo no hotel que deveria ficar e fui enganado pelo responsável… Enfim, não tive boa experiência… Mas sempre oriento os amigos a conhecerem…. Enfim a neve é linda….

    • Olá Erasmo, bom dia.
      Muito obrigado pela sua opinião.
      A atividade turística no Chile é ainda recente pelo que os novos profissionais estão constantemente se capacitando para entregar sempre um melhor serviço turístico. Que pena que no seu caso tenha sido diferente.
      O Chile é lindo e possui muitos lugares belos para visitar.
      Um abraço.

  6. Olá, bom dia !
    Vamos para o Santiago na férias de julho/17 – segunda quinzena – ficaremos 07 dias – 01 casal com uma criança de 8 anos – gostaríamos de um roteiro para esses dias.
    Obrigada !
    Sueli

  7. Olá! Eu e uma amiga estaremos em Santiago em junho, e já estou apaixonada pelo Chile, lendo posts e dicas! Passaremos 1mês mochilando e gostaria de dicas de passeios. Obrigada

    • Olá Cristina!
      Que legal!!! Um mês mochilando!!! 😀
      Continue de olho no nosso blog e fan page para ficar por dentro das nossas dicas.
      Um grande abraço.

  8. Ola, estamos com viagem marcada para dia 27.
    Já reservamos alguns passeios com a “indo pro chile”.
    Seu blog é muito interessante, direto e objetivo. Isso ajuda demais.
    Porém, tenho uma pergunta que ainda nao achei resposta por aqui: onde posso comprar chip pre pago para celular? Qual melhor operadora? É que pretendemos usar muito uber e gloogle maps e o uso da internet no aparelho é fundamental.
    Grato e Parabéns!

    • Olá Rafael, tudo bem?
      Obrigado por ler o nosso blog!!!
      Quando os viajantes nos consultam recomendamos muito a WOM (www.wom.cl). O Chip custa 2.000 pesos e vem com estes mesmos 2.000 pesos como saldo. Aqui você pode checar os planos que eles possuem para os planos prepagos (www.wom.cl/prepago/).
      Você pode comprar este chip em qualquer Shopping de Santiago já que eles possuem ilhas de vendas nos shoppings. Se não me engano a filial (sucursal) mais próxima do seu hotel é a do Costanera Center no andar -1.
      Um grande abraço e excelente estadia no Chile.

  9. Ola!!
    Estarei indo com uma prima conhecer o Chile em julho deste ano e gostariamos de sugestões de roteiros para jovens adultos e que buscam além de belas paisagens, boas baladas, noites agitadas e animadas !!
    Ficamos até em dúvida quanto isso, pois nos disseram que em Buenos Aires/Argentina, seria melhor por haver mais opçoes de festas e baladas !!
    O que você me recomendaria ?
    Obrigada e eu adoro o blog, mto útil ????????????

    • Olá Fernanda, tudo bem?
      Te enviaremos um email com todas as informações sobre o nossos passeios.
      Sobre as baladas tentaremos subir dicas no nosso blog até Julho.
      Um grande abraço.
      Diego.

  10. Boa tarde, tudo bem? Gostei muito do seu blog! Parabéns! Gostaria de algumas orientações… eu e meu noivo estamos pensando em passar a lua de mel na primeira semana de outubro de 2017! Ainda conseguiríamos fazer passeios com neve?? E são caros os passeios no Chile? Obrigada

  11. Boa noite, iremos dia 27 de maio, ficaremos
    10 dias, com uma criança de 2 anos, vc recomenda
    Alugar carro e comprar os passeios por aqui ou seria
    Mais vantajoso comprar aí no Chile?
    Obg

    • Olá Bruna.
      Sobre o aluguel de carro dependerá dos destinos que vocês desejam visitar. Existem momentos nos quais o carro alugado te entrega maior liberdade, mas também pode ser um grande problema.
      Pensamos que é sempre melhor agendar os passeios com antecipação, assim vocês conseguem garantir as suas vagas sem contratempos.
      Um abraço e ótima viagem.

  12. Olá, Parbéns pelo site, dicas muito úteis. Estou indo em Julho ficar 5 dias e gostaria de saber se tem algumas dicas de transfers para farellones e valparaiso por um preço bacana.

  13. Boa noite. Estarei em Santiago entre os dias 29/07 e 04/08/2017. Solicito roteiro de passeios, com os respectivos preços, para um casal. Quero priorizar a neve, razão pela qual pretendo ir mais de uma vez ao Valle Nevado.

  14. Olá, estou indo pra Santiago dia 29/05, vamos em família, tenho uma bebê de 1 ano, queremos visitar valle nevado e embalse del yeso, tb alguma vinícula (alguma q seja perto da cidade de preferência. Não bebemos vinho, penas suvo de uva sem álcool) tem algum roteiro com essas opçôes pra nos recomendar?

  15. Olá bom dia!!
    Sou Giselaine, o meu marido e eu, iremos para Santiago em Outubro/17, gostaria de receber por e-mail, dicas de passeios para 5 dias.
    Grata pela atenção!
    Fico no aguardo.

  16. Olá! Adorei o seu blog, gostaria de ir em Junho para o Chile, gostaria de saber se terei sorte em encontrar neve. Solicito roteiro de passeios, com os respectivos preços, para dois casais. Quero priorizar a neve se possível!! Caso tenha dicas para hospedagem agradeceria… bjs

  17. Boa tarde.
    Estaremos no Chile entre o dia 24 de junho a 2 de julho. Gostaria de preços os principais pacotes. Fechando todos os passeios com vocês, oferecem melhores condições e preços? Gostaríamos de ir ao vale nevado, talvez a outro pico de neve e também a algum outro passeio com beleza diferente, algum que passe pelo rio Yeso. tem alguma opção para esse período? O passeio para Embalse El Yeso e Termas Del Plomo, vocês nao fazem nesse período?
    Muito legal o site e as dicas.
    Obrigada.

  18. Boa Tarde.
    Vou para Santiago em Fevereiro, ainda esta longe RS. Mais ja comprei as passagens e reservamos o hotel. Só li coisas boas sobre a agência de vocês. Gostaria de fechar alguns passeios como o Essencial (Cajon de Maipos e demais),Uma vinícola e Vinã de Mar e Valparaíso. Irei eu e a minha irmã poderia por favor me passar valores?
    Obrigada desde já.

    • Olá Ivete, tudo bem?
      A região está próxima do Mercado Central, pelo que de noite e em algumas horas do dia pode ser um pouco perigoso. Se vocês se hospedam no setor recomendamos sair e chegar de carro para evitar problemas. No centro existem setores como Bellas Artes ou Lastarria onde é bastante mais seguro.
      Um abraço.

  19. Olá Pessoal ,
    Chegarei dia 30/07 de madrugada e ficarei até dia 06/08 com marido e filho de 08 anos. Quero fazer duas estações de Esqui (Valle Nevado e Farrelones) e visitar pelo menos uma vinícola, reservei três hotéis e estou mega na duvida em qual ficar, são eles: Atton Vitacura, Atton El Bosque, Travel Place Lyon
    Vocês fazem esses passeios a montanha e vinicola? Qual melhor hotel entre esses?

  20. Olá , Conheço Santiago por ja ter estado aí umas 3 vezes . Adoro a Cidade e os irmão Chilenos, são como os Brasileiros simpáticos e Alegres . Mas especialmente essa vez , em Agosto próximo estou levando a minha mãe , uma senhora de 75 anos, muito disposta , mas com 75 anos., é um presente para ela conhecer a Cordilheira, outro País, outros lugares…..Pretendo levá-la ao Vale e Farellones, A Valparaiso e Vina, e passear pela cidade para conhecer a Bella Vista suas lojinhas e restaurantes. O Giratório e o ” Como água para Chocolate ” .Você me recomendaria algum cuidado especial , ou lugar que julga interessante ?
    NOTA: A sua Cidade é Maravilhosa, mas como todo lugar precisamos ter cuidados. Na minha primeira ida também registrei esse problema com os Taxis, na primeira viagem fui “Roubado”, mas tudo bem aprendemos e relevamos. eles não representam as pessoas bacanas que são os Chilenos.
    Aguardo seus comentários .
    abraços,e Muito Obrigado.

    • Olá! Obrigado por nos ler! Santiago como toda capital possui pontos positivos e negativos. Recomendamos ter precaução principalmente com os furtos, que são bastante comuns em algumas áreas, assim também como com os taxistas. Uber y Cabify são boas alternativas. Esperamos que vocês tenham uma excelente viagem e possam desfrutar das coisas boas que Santiago pode oferecer.

  21. Olá, boa noite.
    Estou amando suas dicas.
    Vou pra Santiago dia 16/9 e fico até 23/9, vou pegar festas pátrias.. Vi que muitos lugares fecham nesses dias. Um dia.quero participar da festa e no outro o que recomenda fazer?
    Quero saber valor de passeios para vale nevado e alguma outra indicação.
    Vou eu, meu marido e minha filha de 5 anos.
    Obrigada

    • Olá Andressa! Tudo bem?
      Desculpe na demora em responder. 😀
      Que legal que você virá ao Chile na época quando o país se veste de HUASO para reviver as tradições nacionais.
      Pois é, muito comercio fecha e as cidades ficam de festa durante os dias 18 e 19. A nossa recomendação é aproveitar a instância para conhecer o centro caminhando, os cerros e as fondas (lugares onde se realizam festas tradicionais).
      Aqui está o link do nosso passeio ao Valle.
      Um abraço equipe Indo.

  22. Olá! Muito boa suas dicas!
    Estamos indo de lua de mel passar 7 dias em Santiago (voltamos no inicio do 8 dia).
    Qual o passeio de Sky vc mais recomenda? Vale Nevado ou Farellones?
    Canjon del Maipo é possivel ou os preços estarão mt alto na alta estação?
    Ficaremos dos dias 10/07 a 18/07, vcs fazem passeios , montam programacoes?
    Aguardo retorno, obg!!

    • Olá Taina, tudo bem?
      Parabéns pelo casamento!
      Sobre os centros de SKI depende da atividade que você queira realizar. Caso deseje esquiar, podemos te recomendar o SKI DAY VALLE NEVADO. O lugar é incrível e as pistas muito amigáveis para quem não tem experiência. Caso você já esquie está o setor do Valle del Inca na parte mais alta do centro. É muito bom para esquiar aquele setor.
      Se você deseja somente conhecer, a rota Valle Nevado e Farellones fará que você desfrute da montanha de todos os ângulos.
      Para o Cajón del Maipo nós temos a rota Silêncio Andino, uma forma diferente e calma de conhecer o Cajón del Maipo. Esta rota inclui um piquenique preparados com os melhores produtos pela nossa equipe. Os nossos valores são fixos o ano inteiro, não variamos de acordo a estação.
      Te aguardamos.
      Equipe Indo pro Chile.

  23. Olá, gostei muito do seu blog.
    Eu e meu marido estamos indo na segunda quinzena de outubro para Santiago. Estamos querendo alugar um apartamento uma vez que ficaremos uns 10 dias. Qual região você indica , mais segura dia/noite? Quais as dicas e roteiros você poderia enviar? Como é o clima nesta época?
    Obrigada
    Isabella

  24. Olá, Estou indo com minha namorada para Santiago de 16/10 a 22/10 e de 28/10 a 31/10. Nessas datas, os passeis das Cordilheiras ainda tem neve?

    • Oi Wellington, tudo bem?
      Wellington,a verdade é que geralmente nessas datas já não temos neve na montanha para brincar, mas sim podemos ver neve nos gelos eternos nas grandes cumes dos Andes, todo o ano 🙂
      Um abraço!

  25. Boa noite. Peço, por favor, gostaria de receber por e-mail roteiro, preços e condições para os dias 11 /07 (nevado e farellones), 12 /07 (valpa e vina) é 14/07 (El yeso e/ou mapio ). Grato.

  26. Olá, boa noite.
    Estarei chegando dia 11/09/17 . Estarei com.mais 2 amigos.
    Gostaria de saber valores de passeios e dicas de quais fazer., lugares para almoçar. Pode ser por e-mail. Desde ja agradeço,
    Lucienne Santoro

  27. Ola….estarei embarcando dia 12/08 e gostaria de opçao e valores de passeios…..pode me mandar por favor?….em especial parque farellones, vinicula e cajon del maipo…..oq mais puder me sugerir agradeço….primeira vez em Santiago…..Obrigada prla atençao….

  28. Oie! Infelizmente só descobri vocês agora!!
    Vou para o Chile em 8 dias e algumas dicas importantes estou tendo com vcs.
    Como funciona o restaurante giratório? Já me disseram q precisa de reserva. Outros dizem que chegaram direto.
    Pode me ajudar?
    Obrigada pelo post dos celulares, roaming e chips. Foi de muita utilidade!

    • OI Priscila, tudo bem?
      Priscila, pelo famoso que é o Giratorio entre os turistas brasileiros, pensamos que é melhor fazer uma reserva. Mas, se posso dar uma opinião, o melhor é ir durante o pôr do sol,o de noite, pois a vista panorámica de cidade é o único atrativo do restaurante… pelo mesmo, os chilenos geralmente não visitam este lugar, pois a comida e de baixa qualidade. Abraço e muita sorte na sua viagem!

  29. Prezados;
    Tenho a opção de acompanhar vocês no roteiro: Silencio Andino.
    Devo ir no período entre os dias 15/09 a 17/09.
    O detalhe é que eu aluguei um 4×4, e não tenho dificuldade para dirigir, mas temos dificuldade para ir sem ser no próprio carro, sendo que irei eu e minha esposa.
    Não sei se teria uma pacote em que eu pagasse para acompanhar.

    • Oi Bersone, tudo bem?
      Vou comentar com a nossa equipe técnica, pois é uma situação bastante inusual. Assim que eu tenha uma resposta, entro em contato com você.
      Abraço!!!!

  30. Olá, estou indo pra Santiago, com esposa e filha (17 anos), no dia 26/07, com retorno dia 02/08. Foi a Isabela Salino quem passou a agência de vocês. Pode me passar preço de passeios para estações de Sky e sugestões para Santiago? Obrigado pela ajuda.

  31. Boa noite, estarei em 4 pessoas em santiago entre os dias 24 a 30 de julho. Gostaria de orcamento para vale nevado e cajo del maipo; Obrigada

  32. Boa tarde ! Estarei em Santiago em Agosto com meu filho de 16 anos.
    Adorei seu blog. Alguma dica especial ?
    Obrigada e parabéns !!!!

    • Oi Paula, muito obrigado por ler o nosso blog! É um trabalho que nós fazemos com muito carinho e dedicação.
      Eu poderia dar muuuitas dicas para poder curtir de Santiago, mas, estas são as mais importantes:
      1)Beber muito vinho! (especialmente a cepa “Carmenere”, uma cepa que foi redescoberta no nosso país. Além disso, Chile é um dos 10 maiores exportadores de vinho do mundo, pelo que é quase obrigatório ter alguma experiência vitivinícola. Também recomendo visitar alguma vinícola, para assim poder conhecer o processo da fabricação do vinho, que é super interessante.
      2)Deitar na grama de algum dos nossos parques, fazer piquenique, aproveitar os dias primaverais que as vezes oferece o inverno santiaguino. Recomendo muito o parque Bicentenario. No nosso blog temos uma matéria ótima, com toda a informação.
      3) Conhecer os Andes chilenos. Esta maravilhosa e imponente montanha e mãe e pai de uma natureza de tirar o fôlego e que com o seu profundo silêncio, pode contar toda a historia de nossa terra.
      Espero ter ajudado!
      Um grande abraço!
      Luna

  33. Olá, boa noite!
    Eu e meu esposo vamos viajar de lua de mel dia 20/09. Nossa estadia será de 4 a 5 dias. Quero muito ir para Santiago.
    Estou buscando dicas sobre os lugares que não podemos deixar de conhecer, valores de passeios, indicação de hotéis, lugares para almoçar, enfim, toda dica será bem vinda. 🙂
    Poderia me responder por e-mail?
    Desde já agradeço. O blog de vocês é o máximo. Adorei.

  34. Boa noite, prezados! Estarei indo para Santiago dia 17/08, ficando até dia 23/08, com meu noivo e um casal com a filha de 7 anos. Gostaria de informações de passeios para valle nevado, valparaíso e vinã del mar e se é possível ir ao Cajon del Maipo, caso seja, qual seria o valor.
    Muito obrigada!

  35. Bom dia, iremos para Santiago no dia 30 de Dezembro e retornaremos no dia 6 de Janeiro. Estamos preparando os roteiros, mas minha noiva sonha conhecer o vulcão Osorno. Gostaria de saber de vocês se sabem o valor de passagem de Santiago até essa região, e se 2 dias seria o necessário?

  36. Bom dia! Amei o blog
    Estou indo a Santiago na proxima semana, eu e meu marido ficaremos 3 dias na capital e 2 dias em Viña
    Estou preparando o roteiro porque nao quero deixar de aproveitar nada.
    O que vc acha que nao posso deixar de visitar? E como é a noite em Santiago? barzinhos legais com musica?

    • Olá Luana, bom dia.
      Não deixe de visitar o casco histórico da cidade, o bairro de Providencia, Parque Forestal, Parque Bicentenário, Parque Araucano e os cerro de San Cristóbal e Santa Lucía.
      Os museus da cidade também são muito importantes, como o Précomlombino, De La Memória y derechos humanos, Museu de História Natural.
      À noite você pode visitar Bellavista ou Plaza Ñuñoa que são lugares com varios bares e uma vida noturna animada. 😀
      Muita sorte na sua viagem!!!
      Diego.

  37. Gostei muito das suas dicas. Vou com minha família ao Chile nas férias de janeiro. Pretendemos aproveitar ao máximo, mas um comentário que você fez me deixou preocupada. O meu marido tem dificuldade de locomoção. Como faremos para não pegar táxi? Temos que ter uma outra alternativa. Ele não consegue andar muito tempo.

    • Olá Magvone, tudo bem?
      Te recomendamos utilizar aplicativos como Cabify ou Uber que funcionam muito bem em Santiago. =)
      No meu caso faz mais de 2 anos que não pego taxi, somente aplicativos. =)
      Um abraço.

  38. Olá, estou pensando em ir sozinha para Santiago em outubro. Gostaria de conhecer a cidade, e tentar ir para Cajon Del Maipo, uma vinha e Viña del Mar/Valparaíso. Será que dá para fazer tudo em seis dias? E quanto a segurança, costumo viajar com uma máquina Canon semiprofissional, mas não a uso no Brasil por medo de ser roubada – é seguro usar uma câmera destas em Santiago – e transporte, melhor não usar taxi nem por aplicativo, e preferir uber e cabify? Por fim, estou pensando em ficar Lastarria – é um local bom para uma mulher viajando sozinha? Obrigada

    • Oi Marcia, tudo bem?
      Email enviado com as informações dos nossos passeios.
      Santiago é uma cidade segura, porém é muito importante estar atento aos furtos, pois são bastante comuns.
      Lastarria é um bairro bastante cosmopolita e seguro. Recomendo muito se hospedar no local.
      Em quanto a transporte público fuja dos taxis, Uber ou Cabify funcionam muito bem.
      Um abraço e ótima viagem!

      • Olá! Estou com as dúvidas parecidas com as dela. Estava planejando viajar sozinha para Santiago e ficar seis dias. Gostaria de ir no Cajon Del Maipo também. Na questão de hostel/hotéis, como são os valores? No geral, a viagem sai cara? Se puder me passar as informações também agradeceria!

      • Olá Joana, tudo bem?
        Te enviamos um email sobre os passeios que oferecemos ao Cajón del Maipo.
        Sobre o custo da hospedagem é bastante variado. Te recomendamos revisar sites como http://www.booking.com ou http://www.airbnb.com que ajudam muito na hora de escolher um lugar para ficar.
        Santiago é uma cidade cara para morar, mas acredito que os preços estão bem similares ao RJ ou SP.
        Um grande abraço.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.