Exposição de Pablo Picasso no Chile!

27

Exposição de Pablo Picasso chega pela primeira vez no Chile

Pablo Picasso é um dos artistas mais importantes do século XX e, sem dúvida, o maior expositor das artes gráficas da primeira metade do século. Por isso, quem procura entender a imensidão da arte não pode dispensar um artista cuja obra percorreu, com toda sua quantidade e estilos de expressões imensuráveis, todos os eventos de seu século.

Por isso, se não teve a oportunidade de visitar essa mostra no Rio de Janeiro ou em São Paulo, é fundamental que visite a exposição de Pablo Picasso no Chile, chamada de “Picasso, mão erudita, olho selvagem” e que ocorre no centro cultural La Moneda, localizado no subsolo do palácio.
A exposição é algo especial, com obras que pertencem ao incrível Museu Picasso em Paris. Na minha opinião, é uma das melhores coleções do artista, porque se agrupam em volta da intimidade de Picasso, ou seja, são obras que ele deixou como tesouros e que ele manteve em seu estúdio até o dia de sua morte.

Os “Picassos” de Picasso, sua coleção pessoal, – e, por isso, uma declaração de princípios, uma exposição reveladora daquilo que ele mesmo considerava inspirador para sua própria obra -, está composta por 135 obras originais, entre elas, 35 pinturas, 41 desenhos, 20 desenhos, 20 esculturas, 20 gravuras e 19 fotografias que pretendem nos mostrar a evolução do artista desde suas primeiras obras. Um exemplo seria “Homem com Chapéu”, pintura de caráter formalista, que Pablo Picasso pintou aos 14 anos de idade, estudando antes “As Senhoritas de Avignon”, fotografias que Dora Maar, artista plástica e companheira sentimental do artista, tirou durante o processo criativo de Guernica até os 60 e 70 anos, uma das etapas mais produtivas do artista, caracterizada pela gravura e por uma exploração expressionista intensa, com obras representativas como “O Beijo” ou “Mulher com Travesseiro”.

A exposição de Pablo Picasso no Chile é mais do que fundamental para quem nunca pôde contemplar um Picasso original e também para quem já apreciou suas obras no Museu Picasso em Málaga ou em Paris, porque, de verdade, nunca haverá Picasso suficiente em nossas vidas.

A exposição de Pablo Picasso no Chile está aberta até o dia 5 de março de 2017 e é gratuita para quem visita o Centro Cultural de segunda a sexta até às 13h00, o que pode ser uma excelente alternativa para que comecem o dia caminhando pelo centro histórico e assistindo a troca da guarda do Palácio de La Moneda.

texto: Luna Ceballo
fotos: Denise Cinelli

*informações de 2017

4 COMENTÁRIOS

  1. Estou no Chile e fiquei sabendo desta exposição, porém quando fui pesquisar, lembrei que já vi a exposição em São Paulo. Aos que estão no Chile aproveitem, pois dependendo do horário é de graça, em Sampa eu tive que pagar. ????

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.