Chegar em um país no meio de uma situação em particular, como um feriado, festa nacional ou processo eleitoral sempre nos deixa desorientados e com muitas perguntas. Já nos aconteceu muitas vezes, saímos para caminhar dispostos a conhecer a cidade e nos deparamos com o silêncio de lugares desertos, onde com muita sorte conseguimos encontrar com algum grupo de pessoas perdidas, iguais à nós. Então, o que acontecerá neste domingo, dia 23 de Outubro, no Chile? Todas comunas, como são chamados os bairros aqui no Chile, de todo território nacional, deverão eleger seus prefeitos e vereadores, que devem preocupar-se da administração da circunscrição territorial eles representam. Para proporcionar que todos e cada um dos chilenos possam votar, se tomam as seguintes medidas:

– Durante o domingo, dia 23 de Outubro, permanecerão fechados todos os centros comerciais, devendo antecipar o horário de fechamento um dia anterior, porque no sábado, todos os shoppings que normalmente fecham às 22h00 deverão fechar às 21h00. Também estão proibidos de funcionar as praças de alimentação, cinemas e lugares de entretenimento localizados nesses estabelecimentos.

– Podem funcionar normalmente, sem problemas, lugares comerciais como lojas, supermercados, restaurantes, armazéns, padarias e farmácias, desde que não estejam localizadas dentro de centros comerciais.

– No domingo dia 23 de Outubro, desde às 5h00 até o encerramento das eleições, aproximadamente às 20h00, estará em vigor a Lei Seca, quer dizer, é absolutamente proibido para qualquer estabelecimento vender bebidas alcoólicas, seja para ser consumido dentro ou fora do local, com exceção somente dos hotéis e exclusivamente para os hospedes.

– O transporte público adiantará seu horário de abertura, começando a funcionar a partir dás sete da manhã.

– Os parques urbanos, tal como o Cerro San Cristóbal, receberá seus visitantes normalmente, assim, um picnic para contemplar o novo ritmo da cidade imóvel pode ser um bom programa!


– Outro plano imperdível para aqueles que percorrerem a cidade durante esse dia particular no cotidiano de Santiago, é a Feira Internacional do Livro de Santiago, que abriu suas portas no dia 20 de Outubro e funcionará até dia 6 de Novembro, na Estação Mapocho. Pode ser uma excelente oportunidade para percorrer os lugares mais emblemáticos do idioma espanhol, que é, sem dúvida, uma das mais elevadas manifestações culturais de um território. É possível encontrar todo tipo de literatura, comics, ilustrações, livros para colorir, para fazer trabalhos manuais ou conhecer a gastronomia chilena. Também conta com uma pequena praça de alimentação, ideal para fazer uma pausa. Todas as informações, horários e valores estão no link :
http://camaradellibro.cl/ferias/filsa/

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.