Irão pensar que eu exagero, mas se tivesse que reunir em uma lista os bairros que percorri no mundo e que me cativaram, o Bairro Italia em Santiago do Chile ocuparia um lugar mais do que especial na lista.

Mas este bairro Italia não é Trastevere, em Roma, Alfama em Lisboa, Malasaña em Madrid e muito menos Montmartre em Paris. Este Bairro Italia é o “Bairro Italia” de Santiago do Chile, e isso é razão mais do que suficiente para percorrê-lo. Por que?
Porque, diferente de muitos outros lugares da cidade e da América Latina, que são construídos com olhares na estética europeia, esse bairro não tenta parecer-se a nada. Não tenta imitar a densidade histórica de bairros onde o espirito dos mais grandes artistas da história ainda fazem música nas esquinas, ou se escrever na poesia de lugares onde se inventou a beleza. O Bairro Italia em Santiago do Chile é um lugar que cresce, que se modifica, que se constrói e se reconstrói em casas antigas que voltam a ver a luz, agora em xícaras e canecas de pequenas cafeterias escondidas em algum lugar da tarde santiaguina, um bairro que surge e procura se definir, como todos nós, como tudo que se define como latino-americano.

A vida ativa que tem o bairro Italia em Santiago do Chile 

No bairro Italia de Santiago do Chile, é completamente possível encontrar uma livraria de ilustradores chilenos ao lado de uma padaria francesa, um café onde a especialidade são as arepas e outro onde uma senhora amassa e recheia empanadas chilenas. Porque “o chileno”, no fim das contas, é toda uma mescla daquilo que sonhamos em ser como país, daquilo que traz quem chega de longe, aquilo que vemos, que ouvimos, ou que lemos alguma vez. Eu sou dessas pessoas que se perdem, uma vez ou outra, propositalmente, entre essas casas velhas e cheias de lojas e quintais interiores, entre essas cafeterias iluminadas apenas por uma claraboia, entre galerias cheias de obras de artistas ainda desconhecidos, entre roupas recém saídas da máquina de costura ou entre frascos e frascos de geleia feitos recentemente. Tudo isso é o Bairro Italia de Santiago do Chile, e com certeza muito mais, porque é imensurável.

Não vão embora sem percorrer este circuito composto pela Avenida Italia e as ruas que a rodeiam, como a Condell, Santa Isabel ou Girardi, onde facilmente podem passar uma tarde inteira comprando aquilo que é impossível encontrar nas grandes lojas de varejo.

Os sabores do bairro Italia de Santiago do Chile

Por isso, acho que é fundamental dividir o bairro Italia em dois textos, para que assim possam ter uma ideia dos lugares onde vale a pena deixar o telefone no bolso e esquecer da hora e, inclusive, voltar ao hábito de olhar, de tocar, de “desejar” ter algo, sem a obrigação de comprar, como antes, quando éramos crianças.

Meus lugares favoritos e queridinhos são o Café Sourvenir, na Av. Italia, onde a ideia é voltar a tomar o chá na casa das tias ou avós; na galeria “Estación Italia” (onde comecei no mundo da ilustração, e, além de livrarias especializadas, podem encontrar livros e lápis) é possível encontrar utensílios de cozinha, lojas de roupas infantis, brinquedos e louças, tudo de desenho e “Retela”, que é um lugar que se pode encontrar fotos e imagens de desenhos exclusivos enquadrados e de excelente qualidade.

Além disso, para complementar um dia de frio ou calor no bairro Italia de Santiago do Chile, “Xoco por ti” oferece quase uma dezena de variedades de chocolates do mundo, com diferentes porcentagens de cacau, tanto frio quanto quente, o que oferece a possibilidade de degustar o chocolate quase com a mesma pureza com a que fizeram os conquistadores espanhóis (perdoem meu exagero). Agora, se já provaram a empanada chilena, com certeza não era uma empanada, era uma cópia do que faz com perfeição minha querida Chiruca (Esquina da Girardi com Santa Isabel), que amassa com paciência e carinho uma pequena produção de empanadas com recheios que ela mesma desenha sobre a mesa, enquanto tomam chá e escutam, de longe, a novela das duas da tarde. Quando falo de identidade e vida de bairro, falo de pessoas e lugares como esse, como o bairro Italia de Santiago do Chile!

 SIGA A SEGUNDA PARTE DESTE POST AQUI. 

6 COMENTÁRIOS

  1. Eu estou ficando no Aibnb aqui no Bairro Italia pela informação que li aqui, e estou adorandooo!
    Gostaria de pedir informação sobre os seus passeios por favor!
    Abs!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.