Sem dúvida um dos clássicos da cultura gastronômica chilena é o Completo, uma espécie de hot dog transformado, adicionando ingredientes indispensáveis na nossa mesa.

O completo é constituído pelo pão de cachorro quente (que aqui pode ser um tipo de pão chamado “lengua”), salsicha, tomate, abacate (sim, abacate com sal e às vezes alho; comemos abacate tipo guacamole) e o chucrute (repolho fermentado, clássico da cozinha alemã).

Eu sou mais amigo do completo tipo Italiano (sem o chucrute), mas também existem muitas outras variações. O completo é o clássico da comida rápida, prevalecendo o tempo, onde ninguém pode se sentar para comer, porque as horas voam e o dia é curto.

Mas foi tanto o êxito desses “hot-dogs”, que vários restaurantes hoje em dia se dedicam somente a eles. Vou mencionar alguns, para vocês poderem comprovar in loco, a experiência de comer um completo (ou uma derivação dele), com a arte de sem deixar cair nem um pedacinho de tomate!

-Temos o famoso Dominó, uma das primeiras casas de completo do país que, em muitos locais, ainda mantém a tradição de comer em pé!

-Recomendo também o EL KIKA, aqui vocês podem comer um completo com mais calma, tomando um shopinho, além de ser muito animado, principalmente em dia de jogo.

-Há pouco tempo em Santiago, abriram o Hogs; com uma concepção mais aberta da gastronomia, o Hogs trabalha com vários tipos de salsichas (fabricada por eles) e diferentes molhos e acompanhamentos (um dos poucos lugares de Santiago que encontramos batata palha).

Os preços variam de acordo com o lugar, mas sempre estão na faixa entre 1.000 a 2.000 pesos chilenos por completo. No centro da cidade, próximo da Praça de Armas, também têm vários restaurantes de completo, mas esses eu não recomendo muito, porque não dão boa impressão.

Como vocês podem ver, temos varias opções, o que mostra que no Chile o pessoal é louco pelo completo e que, visitando o país, é impossível ir sem provar um…

…ahhh importante: tem que comer sem deixar cair; será que vocês conseguem?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.