O que são os feriados irrenunciáveis no Chile?

 

Como comentamos em vários posts anteriores, há alguns anos se estabeleceu a política dos feriados irrenunciáveis no Chile, que protege o direito dos trabalhadores para descansar em datas que são consideradas simbólicas. A lei prevê que:

“… No dia 1 de Maio, 18 e 19 de Setembro, 25 de Dezembro e 1 de Janeiro de cada ano, são feriados obrigatórios e irrenunciáveis para todos os trabalhadores do comércio, exceto aqueles que trabalham em clubes, restaurantes, lojas de entretenimento, como cinemas, entretenimento ao vivo, boates, pubs, discotecas, cassinos e outros locais de jogos de azar legalmente autorizados. Também não é aplicável aos trabalhadores de venda de combustíveis, farmácias de emergência e farmácias que devam cumprir turnos fixados pela autoridade de saúde. ”
Se você tinha planejado o Natal e o Ano Novo para fazer compras ou visitar os mais importantes centros comerciais da cidade, terá que abrir seu diário de viagem e definir uma nova data, pois, como indicado pela lei, os Shoppings e os Supermercados, sem exceção, permanecerão com suas portas fechadas durante os feriados irrenunciáveis no Chile.
Uma situação diferente ocorre com os restaurantes, uma questão que preocupa muitos dos nossos leitores. Mesmo que a maioria destes lugares têm a possibilidade de continuar funcionando durante os feriados irrenunciáveis no Chile, que não tenham a obrigação de parar suas atividades, muitas vezes alguns restaurantes decidem fechar suas portas e dar este dia de folga para os seus funcionários, o que significa ter que caminhar um pouco mais para encontrar locais abertos ao público. No entanto, uma opção quase sempre segura é o Barrio Bellavista, especialmente o Pátio Bellavista, que funciona praticamente todo o ano, sem interrupção, como alguns locais do Barrio Bellas Artes. Agora, se você quer correr o risco e sofrer o assédio dos captadores, podem sempre visitar o Mercado Municipal, cuja oferta gastronômica permanecerá em funcionamento em sua maioria, mesmo durante os feriados irrenunciáveis no Chile.
Como se pode ver, as possibilidades de Santiago durante estes feriados irrenunciáveis se reduzem em relação ao consumismo. Felizmente parques, praças e monumentos estão sempre lá, “trabalhando” em silêncio por todos e todos os dias do ano.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.