Mercados em Santiago: a Despensa 1893

448

Mercados em Santiago: a Despensa 1893 e os verdadeiros sabores do Chile!

É verdade que nem todo mundo gosta das artes culinárias, mas todo mundo gosta de comer bem. Por isso, quando conheci este mercado em Santiago, parei por um longo tempo no mistério de seus pequenos frascos e sai dali com a certeza de que é um lugar que todo viajante deve conhecer para levar consigo e chegar em casa com o coração perfumado de novos cheiros.

Estou falando da “Despensa 1893”, um mercado de produtos gourmet, localizado em uma das preciosas casas-galerias que existem no bairro Itália e que consegue chamar a atenção enquanto a gente se aproxima a ela.

Uma vez que entrei na Despensa 1893, percebi que queria me perder um pouco nesse espaço amadeirado e cálido, cheio de cheiros e sabores que me fizeram recordar as grandes despensas das avós, onde tudo era um mistério e que o encanto era o resultado que chegava na mesa como produto de uma charada que não resolveríamos jamais.

No entanto, quem nunca se viu no desafio de reviver os caldos das nossas mães ou avós, de conseguir o tempero daquela carne que cozinhava por horas na noite de Natal, ou a textura da sopa que agasalhava só de olhar?

Muitos desses mistérios estão contidos nos frascos e bolsinhas deste pequeno mercado em Santiago e que, como me contaram Maga e Pedro, seus encantadores donos, surgiram exatamente das mesmas mãos que pensei quando entrei aqui.

Tudo começou com a avó de Maga, que, com enorme amor e paciência, durante muitos anos, compilou as melhores receitas da sua culinária no seu livro, que foi escrevendo com a secreta intenção de publicar algum dia, sem nem imaginar que daria origem a isso e a muito mais: uma empresa que reúne e entrega o trabalho da terra e de quem, com seus frutos, elaboram produtos inesquecíveis.

O livro está em processo de publicação. A Despensa 1893 na atualidade, conta com todos os sabores que a avó de Maga utilizava na sua culinária e muitos outros que nem chegou a imaginar, como os vinagres balsâmicos de Arandos e Ameixas, ou o exclusivo presunto de Guanaco; toda uma delicatessen produto das inovações culinárias que alguns pioneiros chilenos realizaram reunidos em um lugar só, tornando tudo acessível para todos nós.

Entrar na Despensa 1893 é submergir a algum lugar sem tempo, uma cozinha encantada, onde abundam ervas aromáticas, intensas marinadas e milagrosas especiarias, como a pimenta de canelo, árvore sagrada da cultura Mapuche, ou o tradicional Merkén em quase todas as formas imagináveis. Pastas de azeitonas pretas, chutney de manga e mamão e geleias de todos os tipos (como a maravilhosa geleia de cebola ao Carmenere), são oferecidos neste pequeno mercado em Santiago para que possam ser degustados e não comprados a cegas.

Ademais, você sempre será atendido para tirar suas dúvidas, guiado na possibilidade de uso de cada produto, e recebido com um grande sorriso, que alimenta tanto (ou mais) que um bom prato de comida.
Além disso, existe toda uma série de produtos criados especialmente pela Maga e pelo Pedro, para que quem comece na aventura de cozinhar, possa fazer de maneira simples, como os packs alquimia que trazem todo o necessário para fabricar a sua própria mostarda, a sua mistura de chá favorita, ou um delicioso Mote com Huesillo. Agora, se o que você amou do Chile foram os vinhos, precisa conhecer a madame Chocolat, um jogo onde se deve usar todos os sentidos para maridar perfeitamente vinhos e chocolates. Ideal para uma sobremesa de horas.

Lugares como a Despensa 1893 não só me conectam aos sabores da memória, assim como também me reafirmam que somente o amor por aquilo que empreendemos dia a dia, seja o nosso trabalho, nossos sonhos ou um simples prato de comida, é o que nos permite florescer, multiplicar, e ficar eternamente na memória de quem a gente ama, como essa história da Maga e sua avó que, um dia após o outro, no calor das panelas da sua cozinha, foi escrevendo as páginas de uma história que, ao que parecer, recém está começando.

Obrigada amigos da “La Despensa 1893” pelo carinho com que nos mostraram seu trabalho.

Onde fica a Despensa 1893? Avenida Itália 1634 local 2

www.despensa1983.com

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.