La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

387

La Chascona: a casa de Pablo Neruda em Santiago

Era 1953 quando El Poeta, como é chamado Pablo Neruda em nosso país, decidiu comprar um terreno aos pés do cerro San Cristóbal. Foi lá onde construiu a que seria sua moradia definitiva, tarefa que delegaria ao arquiteto catalão German Rodriguez Arias e com o qual trabalharia no desenho da sua nova casa. Nela, Pablo Neruda viverá com a que será uma das mulheres mais importantes de sua vida, Matilde Urrutia. Portadora de uma enorme cabeleira ruiva, dará origem ao nome da casa “La Chascona” (que quer dizer, Descabelada) e era como Pablo Neruda batizaria a sua amante. Objeto e musa de grande parte da sua poesia, Matilde inspiraria também a construção e o estilo dessa casa, pois seria ela quem moraria sozinha durante os dois primeiros anos, até Pablo Neruda se separar de Delia Del Carril, com quem estava casado no momento de conheceu Matilde.

Esta casa de Pablo Neruda em Santiago será cenário do romance mais solido e importante do poeta. Ali, colecionará mascaras de proa, garrafas, caracóis trazidos de todas as partes do mundo, e será esta casa a que receberá o corpo sem vida d’El Poeta. Seus restos foram velados nela, durante os primeiros dias da ditadura militar de Augusto Pinochet, no dia 23 de setembro de 1973, entre toda a comoção política e social que isso significava.

Foi Matilde quem reparou os danos das invasões militares e quem perpetuou o legado de Pablo Neruda, através da Fundação que leva o mesmo nome e que tem na “La Chascona” seu centro de operações. Nessa casa, Matilde viveu até a sua morte no ano de 1985, deixando para trás todas as marcas de uma das mais importantes histórias de amor do século XX. La Chascona foi declarada monumento nacional em 1990, se transformando em um museu aberto ao público.

Se você está em Santiago, não deixe de conhecer este valiosíssimo legado cultural.

A casa de Pablo Neruda em Santiago pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 18h. O valor da entrada é de 5.000 pesos para adultos e 1.500 para crianças de 5 a 17 anos. O valor da entrada inclui um audioguia em português.

Onde fica La Chascona? Na Rua Fernando Marquez de la Plata 0192, Bairro Bellavista, Providencia, Santiago de Chile.

Como chegar à casa de Pablo Neruda em Santiago? http://www.fundacionneruda.org/es/la-chascona/informacion-visita

1 COMENTÁRIO

  1. Eu e Minha esposa estivemos em Isla negra e nosso anfitrião foi o Dagoberto.
    Foi um passei prazeroso , com nosso Anfitrião dando super dicas.
    Eu recomendo

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.