Restaurante Lomit’s em Santiago: culinária chilena caseira!

Era a véspera de ano novo e recebemos na nossa casa a maravilhosa visita da nossa tia Rita. Colocamos especial atenção em mostrar a ela os nossos restaurantes favoritos em Santiago, passando pela comida vietnamita, pelos cafés da moda e alguns lugares de comida italiana.

Só que um dia, procurando alternativas para o almoço, a tia Rita foi categórica em dizer: Por favor me levem a um lugar onde eu possa comer comida caseira! Foi aí que toda a sua essência de mulher do sul do Chile, terra de boa gastronomia ao redor da mesa familiar, se manifestou. A tia Rita nos colocou entre a espada e a parede e, mesmo com tanta novidade culinária, nos exigia um lugar de comida abundante e algo parecido aos lugares do sul. Foi dessa forma que percebemos que Santiago é uma cidade diversa em sabores e cheiros, mas esquiva com a tradicional comida caseira, aquela que os chilenos só comem em casa. Quando a derrota já estava sendo assumida, lembrei de um antigo lugar em Providencia que no seu cardápio sempre promovia deliciosas carnes de panela com purê de batatas e pratos de espaguetes feitos no calor de fogões acesos pelo carinho e a vontade de alimentar os corações de quem passa por aí: o restaurante Lomit’s. Decidimos nos aventurar, e como a fome era grande, corremos para pegar uma mesa.

Em resumo, a nossa jornada no restaurante Lomit’s em Santiago foi como imaginei. Essa deveria ser a verdadeira comida de autor, aquela que a gente intui as mãos de quem preparou o prato, aquela que chega rápido na mesa e que ocupa o prato por completo, porque procura satisfazer por completo ao visitante.

Atendida por senhores amáveis e eficientes, tia Rita pediu um prato de “pollo a lo pobre” (frango com batata frita, ovo frito e cebola frita). Só de ver o prato a gente percebeu que tinha acertado e estávamos no lugar certo. Os outros pratos foram “carne mechada com purê de batata” (carne de panela com purê de batatas de verdade) e frango no espeto com arroz que podia alimentar a duas pessoas. Para acompanhar, pedimos um prato de salada mista que deu para nós três. Não conseguimos encarar a sobremesa, mas o cardápio do restaurante Lomit’s em Santiago possui o tradicional leite assado, que seria o nosso pudim no Brasil, e banana com mel de palma (sobremesa típica do chile, muito usada para a digestão). Saímos do restaurante Lomit’s com uma satisfação muito grande, tanto pela comida como pela atenção, e claro que pelo preço também, pois é mais do que justo. O restaurante Lomit’s em Santiago nos fez desfrutar os melhores e mais deliciosos pratos da nossa infância e sair vitoriosos do desafio da Tia, além de voltar para onde tudo começa e termina: a comida da nossa casa.

Onde fica o restaurante Lomit’s em Santiago? Av. Providencia 1980, Providencia, Santiago de Chile

Telefone: 222331897

4 COMENTÁRIOS

  1. Estaremos em Santiago final de dezembro/início de janeiro. Foi muito bom descobrir seu site através do site do outro Diego. Um alerta que vc postou sobre dirigir nas montanhas nevadas.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.