Já faz alguns anos no Chile que a Quinoa se instalou dentro das nossas costumes e preparações culinárias. Cada vez é mais habitual a sua participação nas mesas chilenas e somos muitos quem estamos atentos as novas formas de usar-la. A Quinoa ou Kinwa é um pseudo-cereal que se cultiva nos Andes Boliviano, Peruano, Equatoriano, Chileno e Colombiano, estando presente entre nós desde muitos anos. Evidencias históricas indicam que sua domesticação pode ter acontecido entre os anos 3.000 e 5.000 A.C. entre os povos originários de América, existindo achados arqueológicos em tumbas das regiões de Tarapacá, Calama e Arica no Chile, e em diferentes regiões do Peru.

É considerado um dos alimentos mais completos da natureza, pois se encontram todos os aminoácidos essenciais, vitaminas e oligoelementos necessários para o ser humano. É rico em cálcio, fósforo, ferro, proteína e fibra, suas grassas são mono-insaturadas e poli-insaturadas, pelo que contribui a diminuir o colesterol.

É por tudo isto e como uma forma de reconhecer o cultivo e cuidado sustentado com que nossos povos originários tem mantido vigente este alimento através dos séculos, é que as Nações Unidas denominaram o ano 2013 como “O ano internacional da Quinoa”. É por isto que se vocês visitam o Chile é completamente necessário que se interiorizem na cultura andina através da degustação deste alimento que se pode consumir de diversas maneiras, preparado como acompanhamento de carnes ou peixes, em forma de risoto (chamado “Quinoto” quando é com Quinoa) como salada, tortilha, na elaboração de sobremesas e produtos de repostaria. Se quiserem experimentar com este novo sabor, uma boa opção é visitar o Restaurante do mesmo nome, “Quinoa” rua Luis Pasteur 5393, Vitacura, Santiago de Chile, ou “El Huerto” localizado na rua Orrego Lugo 54, Providencia, Santiago. Se quiserem comprar para poder levar, lembrem sempre que podem fazer somente se está embalado e rotulado pelo SEREMI de saúde. Neste formato podem encontrar nos supermercados Jumbo, orgânica e em suas três cores, preta, vermelha e branca.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.