Restaurante e Wine Bar Bocanáriz em Santiago

185

Restaurante e Wine Bar Bocanáriz em Santiago: a harmonização perfeita entre a gastronomia e o vinho chileno

Todos sabemos que o Chile é um dos países com a melhor qualidade de produção de vinhos da região, mas isto não estava tão marcado na oferta gastronômica local. Sabemos que há uma extensa e plural oferta de vinícolas no país, as quais nos oferecem um tour por suas instalações nos permite entender mais sobre o processo da produção vitivinícola e no final oferece uma degustação de vinhos na taça. Porém, não existia dentro da cidade de Santiago uma oferta consolidada que nos mostrasse como viver o vinho uma vez na garrafa. É por isso que entendemos a importância de viabilizar projetos como o Restaurante e Wine Bar Bocanáriz que, localizado no coração do bairro Lastarria, se levantou como o pioneiro em sintetizar o conceito do vinho e gastronomia e dar forma a isso, para que assim a gente pudesse entender o vinho como uma forma de vida.

O Restaurante e Wine Bar Bocanáriz em Santiago conta com 300 etiquetas. Dentro delas estão contidas as cepas de maior importância na cena nacional, de modo que podemos encontrar aqui tudo o que se necessita ser provado para ir desenhando as características da identidade do vinho chileno. Com 35 vinhos por taça, uma das opções mais sugeridas para ter uma ideia robusta sobre a complexidade dos vinhos chilenos é a “Vuelos Bocanariz”, que consistente em uma trilogia de vinhos agrupados de acordo com uma temática representativa dentro da cultura do vinho nacional. Por ser uma das experiências representativas do Restaurante e Wine Bar Bocanáriz, decidimos optar por um voo chamado “Entre Cordilleras”, o qual consistente em uma taça de Malbec, de Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Para acompanhar esse trio, entendendo a importância de harmonizar os vinhos com os sabores adequados, consultamos o garçom, que nos atendeu e resultou ser um especialista na matéria, qual de todas as opções seria a mais ajustada para realçar as características dos nossos vinhos. Para fazer da harmonização uma experiência pedagógica através da qual cada um possa replicar estratégias na vida cotidiana, o Restaurante e Wine Bar Bocanáriz em Santiago dispõem de sete famílias de sabor: Especiado, Madurado, Iodado, Defumado, Cremoso, Agridoce, Guisado, Ligeiro e Doce. Desta maneira, cada voo ou vinho está ligado não com um alimento em especifico se não com um sabor, uma textura, o que amplia o espectro de possibilidades de relações entre o vinho e a comida, o que faz com que nos desfaçamos de vínculos gastronômicos estereotipados.

Após alguns momentos nosso garçom nos levou à mesa nosso finger food, belamente dotado de uma criatividade que fala de uma maneira sutil e autêntica de fazer as coisas. Seis batatas bravas com pequenos cilindros recheados de tomates estavam enfileiradas em um prolongado prato, rematados em sua superfície pelo molho alioli, pesto ou molho de pimentão, pertencente à família dos Especiados. Representando os Cremosos, estavam o “Candies” pequenas bolinhas de queijo fundido, agregados com pedaços de salmão defumado ou presunto serrano. Envolvidas dentro de um papel, formava uma perfeita representação das balas que a gente come quando é criança.

A pressa para abrir estas “balas” fez com que a experiência de degustar fosse ainda mais gloriosa.

Fomos embora com a sensação de que serão necessários muitos outros voos no Restaurante e Wine Bar Bocanáriz para chegar a entender toda a dimensão do seu conceito. Existe aqui uma certeza sobre o que se está fazendo, um rigor e conhecimento que fala de pessoas que não só possuem um amplo acervo intelectual sobre o vinho, se não que vivem o vinho como sua paixão e estão conectados com a constância e cuidado que toda cepa precisa.

Sem dúvida, esta experiência foi um claro convite para acumular muitas mais horas de voo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.